De onde vem o nome savoysociety?

O Savoy do nosso blog vem do nome de um Teatro londrino, onde eram apresentadas óperas cômicas no final do século XIX – de Sir William S. Gilbert e Sir Arthur Sullivan. Curiosamente, em Ottawa – Canadá, existe a Savoy Society of Ottawa. Uma organização de amantes da Ópera Cômica, que foi fundada em 1975, cujo interesse na obra dos Sir William e Sir Arthur, perpetua as apresentações daquela época e estilo.

Segundo o site ottawasavoysociety, a organização é uma família que tem muito orgulho do que faz, é composto por muitas pessoas dedicadas, que produzem no palco espetáculos de alta qualidade e que financeiramente dependem somente do que arrecada em bilheteria e doações. É uma organização que tem o apoio da comunidade, gerando um ambiente familiar, acolhedor e propenso ao despertar de expressão artísticas.

Já o Teatro Savoy de Londres, fica localizado na cidade de Westminster e foi aberto em 10 de outubro de 1881, segundo o wikipedia foi construído por Richard D’Oyly. Curiosamente, o teatro foi o primeiro edifício público no mundo a receber iluminação. Sofreu um incêndio e foi reconstruído em 1993.

Além das Óperas Cômicas de de Sir William S. Gilbert e Sir Arthur Sullivan, o teatro recebeu peças como a primeira apresentação na Inglaterra de Oscar Wilde, em 1931, além de Shakespeare e outras peças musicais e não-musicais.