Música e Empoderamento

power woman

Você já pensou na força que as músicas possuem? Sem preconceitos, no Blues, no Rap, no HipHop… sejam através de concertos, fones de ouvido ou mesmo óperas. Existe uma força, um empoderamento que pode ser encontrado através não somente da sonoridade, mas da letra das músicas. E digo empoderamento de classes, gêneros, e muitos outros.

A gente sente quando uma música toca de maneira diferente em nosso peito nos levantando ou derrubando-nos. Isso acontece com você? Espero que sim.

Normalmente no corre-corre não temos tempo para ouvir, ao invés de escutar música. Ouvir é uma classificação um pouco diferente de escutar. Ouvir está mais para “sentir” a música, suas letras e vibrações. Já ouviu “um Beethoven” e se emocionou?

A música e o empoderamento feminino

Já percebeu como a música tem um poder de expressão social? Empoderamento feminino pode ser visto (ou melhor, ouvido) em várias vozes, como com Dolly Parton, Lesley Gore, Rusty Warren e claro, Nina Simone.

nina simone
nina simone

Elas falam de igualdade, de empoderamento através da música. Já ouviu “Four Women” com Nina Simone? Fica a dica!

Mas o que é empoderamento feminino?

Termo já bastante propagado na imprensa e nas redes sociais, ainda pouco entendido por muitos, trata-se de uma conscientização coletiva, para que haja ações realistas de modo a dar poder as mulheres e resultar em igualdade de gênero. Um pouco diferente do feminismo que é um movimento que propaga a igualdade social, política e econômica entre homens e mulheres.

Empoderar então é o despertar deste poder, é o desenvolver esta realização sobre si mesma, saindo de opressões, elevando sua autoestima e assim sentindo que podem assumir o que lhes é de direito. É um reconhecimento de capacidade de mudar e mudar de fato. Tomar posse do que se tem por direito.

Você pode aproveitar e conhecer “na pele” o que é empoderamento feminino através de um programa muito especial, apresentado por este site que indico, que conta diretamente em depoimento para você. Leia o artigo cansada da vida e conheça o Programa Mulher Poderosa.

Existem assim, outros tipos de empoderamento, como o empoderamento negro.

Empoderamento contra o racismo

Pode-se afirmar que todo movimento, toda mudança social tem alguma relação com a música. Músicas de comícios, de protesto, etc estão sempre vinculadas a momentos de mudança!

E os artistas viram representantes ou melhor, são os representantes das massas, dão voz a elas quando o assunto é conquista social, seja por conquista de voto, ou mesmo contra o racismo, por exemplo.

Pode-se pegar Nina Simone como exemplo também na música “To Be Young, Gifted And Black” no álbum “Black Gold” de 1969. Assista ao vídeo e veja que letra impressionantemente poderosa abaixo.

 

To Be Young, Gifted And Black

Autores: Nina Simone, Weldon Irvine jr.

(Letra e tradução aqui)

 

 

O que achou?

“Jovem, talentoso e negro; Nós temos que começar a contar aos nossos jovens; Há um mundo esperando por vocês; Esta é uma missão que está apenas começando”

Podemos perceber o poder de Nina Simone?

Você sente este poder da música em seu peito?

Sabe o que é empoderamento agora? Se quiser conferir mais sobre o assunto, visite o site garotascrescidas.com aqui.