O que são Ópera e Ópera Cômica?

Sabemos o que é ópera por nossas referências televisivas, ou para os mais afortunados, pelas poucas apresentações que percorrem nosso país. Porém, indo mais afundo, é um gênero do teatro que tem todo seu texto recitado de maneira cantada.

Além desta memória referencial, este gênero engloba também as operetas. Estas, consideradas como de “menor valor”, não tem a carga clássica das grandes apresentações, pois incorpora o gênero com mais liberdade, o que por vezes traz textos e menos cantos.

Numa ópera clássica, existe além dos atores / cantores, o acompanhamento de instrumentos musicais, coral, bailarinos cenário e até figurantes.

A Ópera Cômica

A Ópera cômica é um gênero da Ópera de origem francesa, originário das feiras de Saint-Germain e Saint-Laurent. Também está ligada ao Comédie-Italienne (ou Théâtre-Italien) de Paris, segundo o wikipédia.

Uma particularidade do gênero que o classifica e diferencia é a ligação do conteúdo da peça com o cotidiano, das questões atuais e pontuais. O nome “Cômica” não está diretamente ligado a comédia ou a uma história sempre feliz e sim, como nas operetas, cenas cantadas e faladas, o que é a característica do gênero.

Você pode acompanhar mais sobre Ópera no site da Infoescola, que traz detalhadamente um ótimo histórico do surgimento da Ópera e seus estilos, no site infoescola.